Santa Emilia

Mulheres no Transporte

Mulheres no Transporte

Santa Emília Caminhões e Ônibus 26 de abril de 2011 101 Visualizações 6 Comentários
Notícias

O blog da Santa Emília Caminhões e Ônibus vai mostrar os motivos que levam as transportadoras contratarem mulheres caminhoneiras. É o mercado de trabalho abrindo portas mais uma vez para as mulheres que por muitos anos lutaram por um espaço.

Características das Caminhoneiras

Os motivos que levam as transportadoras contratarem mulheres são: educação ao volante e respeito às leis de trânsito. O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul, fez um levantamento em 2010 e aponta um aumento de 60% em relação aos índices registrados em 2001. São 1,1 milhão de mulheres condutoras só no Estado gaúcho.

Mulheres Caminhoneiras

Mulher no volante, perigo constante?

De acordo com a pequisa, o comportamento das mulheres no trânsito em 2009 aponta 313 mil infrações enquanto os homens foram responsáveis por mais de 1 milhão.

Segundo o dados deste estudo 4% de mulheres exercem atividade remunerada. A pesquisa confirma que o ditado: “Mulher no Volante, perigo constante” é desmistificado com o bom desempenho do sexo feminino e mostra que a mulher é capaz igual ou superior aos homens no volante de um caminhão.

Mercado de trabalho para as mulheres caminhoneiras

O mercado de transporte pensou nas consequências positivas e investiu na contratação de mulheres motoristas. Há empresas que há mais de 12 anos atua em todo o Brasil com contratações femininas e há treinamentos específicos para elas.

Mulheres que trabalham como caminhoneiras

Terezinha Iugas, 49 anos, trabalha como motorista há sete anos. Mãe de três filhos ela admite que no começo ela teve dificuldades relacionadas ao preconceito. Ela trabalha de segunda a sexta-feira em horário comercial. Já a Solange Beraldes tem 46 anos e está há nove anos na profissão. Ela é responsável pelo transporte de carga seca e fracionada durante o horário noturno.

Mulheres Caminhoneiras

Gostou da notícia?

Comente!

Fonte: http://www.ocarreteiro.com.br

Voltar

6 thoughts on “Mulheres no Transporte”

  1. Adorei a reportagem e estou a procura de um trabalho de motorista!

    • santaemiliacaminhoes

      Olá Elaine,
      Obrigada pelo contato!

  2. Edilaine Franciele Marques

    Qualquer hora nos encontramos na estrada!!!!!
    Uma abraço a todos.

  3. angelica

    olá admiro muito as mulheres que vão para a estrada.estou fazendo a categoria c.mas meu preconceito começa em casa.por isso não sei se vou trabalhar.fica á todas o meu abraço e a minha admiração.

  4. Grasiele Araujo

    Hj em dia não tem isso de que o trabalho e de homem ou mulher. Eu fico orgulha em ver tantas guerreira na estradas. E eu estou a desempregada tambem se tiver a oportunidade estou precisando trabalhar. Minha CNH D e tenho MOPP

  5. rose santana vieira de moura

    Concordo plenamente com a Angelica , o preconceito ja começa em casa mesmo.Admiro muito essas guerreiras da estrada, ainda vou chegar lá…

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Santa Emília